A sigla OEE vem do inglês “Overall Equipament Effectivences” ou Eficiência Geral de Equipamento.  Ela é um indicador desenvolvido pelo Japan Institute of Plant Maintenance e este índice é utilizado mundialmente.

O OEE é o produto dos 03 fatores:

  • Disponibilidade
  • Perfomance ( Produtividade )
  • Índice de Qualidade

Os 3 fatores que compõem o OEE podem ser gerenciados em tempo real com o Controller e desta forma com as ações tomadas durante a execução das ordens de produção, o resultado do OEE será atingido satisfatoriamente.

Em caso de resultados insatisfatórios será facilmente identificado quais dos fatores foram responsáveis pelo mau desempenho, com o acompanhamento diário será possível corrigí-los e assim atingir os objetivos estabelecidos.

Exemplo: caso o pior fator seja o IU (índice de utilização) será necessário analisar as paradas não programadas e seguramente se o equipamento tiver muitos paradas por manutenção, a ação deverá ser uma manutenção preventiva para evitar as constantes paradas. Em caso de baixo índice do IP (índice de produtividade) será porque o ritmo da produção ficou abaixo do ciclo esperado.  No caso do IP (índice de qualidade) a quantidade de refugos gerados foi muito alto causando um aumento do custo produtivo.

Lembramos que o Controller disponibiliza em tempo real todas as informações necessárias para que as ações sejam tomadas em tempo hábil para que os fatores que compõem o OEE tenham seus índices satisfatórios para a redução do custo industrial.