Qual o caminho para alcançar a máxima eficiência? Conheça o que é o PDCA.

• Planejar;
• Fazer;
• Verificar;
• Agir.

Planejar

A primeira etapa do ciclo é o planejamento (planejar). Aqui define-se como o
trabalho será realizado através do planejamento de atuação após a
identificação do problema, da sua causa e características.
Com isso podemos subdividir essa etapa em:
• Reconhecer o problema.
• Definir metas a serem atingidas.
• Analisar o problema.
• Examinar o problema.
• Verificar o processo.
• Desenvolver o plano de ação.
Destinar mais tempo nesta etapa é comum e aconselhável, pois é através do
planejamento que se identifica os processos posteriores.

Fazer

É a etapa prática em que o plano de ação desenvolvido na primeira etapa será
executado. Aqui será desenvolvida na prática a garantia da qualidade e
cumprimento das normas estabelecidas.
Na etapa do fazer, todos os envolvidos no processo produtivo são treinados e
preparados de acordo com o método definido.
Por isso coleta-se os dados sobre o trabalho realizado para a avaliação dos
resultados.
Assim definimos essa etapa em sub-etapas:
• Execução do planejamento na prática.
• Treinamentos
• Coleta de dados

Checar

É feita a avaliação do trabalho realizado, se o que foi feito seguiu o que foi
planejado e as normas de qualidade cumpridas.
Enfim, analisam-se os resultados a fim de realizar mudanças necessárias para
corrigir falhas ou transformar o plano de ação em um processo sistemático de
produção.
Ao criar um processo sistemático o mesmo é implementado de “praxe” na
empresa, normalmente se adequando a muitas outras situações.

Agir

A etapa da ação é aquela em que são feitas as correções dos erros e falhas no
processo encontrado na etapa de checagem, podendo levar ao reinício do ciclo
ou a padronização do plano de ação dentro do processo produtivo.
Aqui é comum acontecer uma “reestruturação”, dificilmente um planejamento
e execução são “perfeitos” e permanecem sendo usados nos seus exatos
moldes.
Por isso dê bastante atenção a etapa de ação e correção, tornar o método cada
vez melhor é quase sem custo e aumenta significativamente os resultados das
empresas.

O Controller ajuda a sua empresa a implementar e obter todos os resultados necessários utilizando o PDCA como base de informações onde será possível tomar decisões rápidas e eficientes e pouquíssimo tempo.